Sobre a equipe

Denisson Gargione
Coordenador do Núcleo de Teatro


Formação
Graduação em Teatro, Graduação em Letras – Incompleto, Especialização em Gestão Cultural

Atuação como Gestor Cultural
É assessor de Economia da Cultura na Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, realizando responsável pelos editais PIC (Programa de Incentivo à Cultura), Programa Microcrédito Cultural, Plano Municipal de Cultura e pelo Programa Mais Cultura em convênio com o Ministério da Cultura.

Foi idealizador das mudanças nas leis que garantem a periodicidade anual e o financiamento integral dos programas de incentivo e fomento à cultura. Atualmente trabalha na confecção do Fundo Municipal de Cultura, na implementação do Sistema Municipal de Cultura em Canoas, e na composição de editais setoriais e no edital de intercâmbio cultural.

Foi eleito delegado representante na 3a. Conferência de Cultura de Canoas.

Atuação no Teatro
É ator, bailarino, diretor, bonequeiro, produtor e autor de peças teatrais. Realiza regularmente cursos de qualificação dos quais destaca Seminário teórico-prático do ator, Mijail Levitin - Rússia (2003), O ator cantor, com Folias da Arte - RJ (2004), O ator e a palavra com Mirna Spritzer – RS (2007), Dramaturgia com Luiz Paulo Vasconcellos - RS (2008), Expressão Vocal com Lila Vieira - RS (2009).

Como ator trabalhou nas montagens A Farsa da Sedução (2006), Famigerado (2006), Amor & Outras Sacanagens (2006), todas com a dramaturgia constituída em processos colaborativos a partir de pressupostos de improvisação da Commedia Dell’Arte.Participou das montagens A maldição do Vale Negro (2007) e  Eles não usam Black-tie (2007), Extraordinárias diferenças, sutis igualdades (2009-2010).

Participou junto com o grupo De Pernas pro Ar do espetáculo Automákina no Festival Internacional de Teatro de Objetos (FITO - 2010) de Porto Alegre e Belo Horizonte e no Festival Internacional de Teatro, em São José do Rio Preto (FIT – 2011), Filte Bahia (2012), Caxias em Cena (2012), FIIL Rio de Janeiro (2012), FRINGE (Curitiba, 2013), Cena Brasil Internacional Rio de Janeiro (2013). Atuou também como professor de dança ministrando curso de extensão na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) entre 2009 e 2010 junto com Lauren Hartz.

É Fundador da Companhia de teatro e dança K-OS Cênica coordenando o núcleo de teatro produzindo e participando Perdidos (2009) como ator, Mulheres (2010) e Jornada (2010) ambas como diretor e autor.

Trabalhou como bailarino e produtor do espetáculo de dança Sereia, bailarina das águas, realizando temporada em Porto Alegre no ano de 2011 financiado pelo Fumproarte e As Bodas (2012), do dramaturgo russo Anton Tchéckhov.


Lauren Hartz
Coordenadora do núcleo de Dança


Formação
Graduação em Dança (UERGS) e Pós Graduação em Gestão Cultural (SENAC)
Gestora Cultural, Coreógrafa, bailarina e arte-educadora

É integrante fundadora da Cia K-OS Cênica, onde atua na vertente de produção cultural e na criação artística, sendo a coordenadora do núcleo de Dança. Tem experiências em Dança Contemporânea, Dança Criativa, Street Jazz, Dança de Salão, entre outras vivências. Participou do grupo experimental de Dança de Porto Alegre, coordenado por Airton Tomazzoni, e dançou no Corpo de Baile Edson Nunes.
Trabalha na Descentralização da Cultura de Porto Alegre como Oficineira de Dança desde 2013, projeto este promovido pela Secretaria de Cultura desta mesma cidade. Ministra oficinas de Dança no SINAPERS, com grupo de terceira idade.

É produtora do projeto Commedia Del Lavoro, trabalho de teatro empresa da Cia K-OS Cênica.

Em 2010/2011 a Cia K-OS Cênica produziu o espetáculo de Dança Sereia, Bailarina das Águas, com concepção e coreografia de Lauren Hartz, no qual a mesma também atuou como bailarina. Esta obra teve financiamento do FUMPROARTE e temporada no Teatro Renascença, Teatro de Câmara Tulio Piva e Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo. Além disso, este projeto desenvolveu também exposição fotográfica na galeria do Trensurb e foi indicado ao Premio Açorianos de Dança em 2011 por melhor Produção para a companhia, e ganhou o Prêmio de Melhor Figurino.

Em 2011 Lauren foi Proponente e produtora do projeto Ação Teatral - O teatro como proposta dialógica e transformadora, aprovado através do edital Mais Cultura - Microprojetos Território da Paz. Neste mesmo ano ministrou oficinas de Dança Criativa para crianças de 6 a 10 anos na Escola Martinho Lutero (Canoas), em parceria com o grupo Espaço da Arte, pelo projeto financiado através do Edital Pontinhos de Cultura da Secretaria de Cultura de Canoas. International.

Foi Produtora e Orientadora de Pesquisa do projeto Pesquisa Experimental em Dança financiado pelo fundo de Cultura Microcrédito Cultural da Prefeitura Municipal de Canoas em 2010. Trabalhou como ministrante do curso de Extensão Dança de Salão realizado pela PROEX-UERGS e Fundação Municipal de Artes de Montenegro/ FUNDARTE em parceria com Denisson Gargione.

Fabrízio Rodrigues
Figurinista



Graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Fabrízio Rodrigues transita com leveza entre as tarefas de maquiador, estilista e figurinista. Além das funções, atua nas áreas de cenografia e direção artística.

Em 2013, foi Monitor/Professor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Esperança. Desenvolveu com as crianças oficinas de maquiagem artística, criação de figurinos e artes. Também em 2013, com a obra “Chicken Parade – Clóvis Bornay”, recebeu menção honrosa no Salão de Arte 10x10 (SESC/FUNDARTE). Esse trabalho foi facilitado pela longa estrada: entre 2008 e 2010, Fabrízio viajou com a Ópera “La serva padrona”, produção do SESI e FUNDARTE, nas funções de figurinista, maquiador e aderecista. Em 2010, foi contratado pela Opus Promoções para ser coordenador artístico de evento de 75 anos da Cia. Zaffari, uma das maiores do Rio Grande do Sul.

Em 2009 foi indicado ao prêmio Açorianos de Teatro, como figurinista, pelo espetáculo “Elefantilt, um exercício Brechtiano”. Foi premiado em 2011, na categoria melhor figurino em dança, pelo espetáculo “Sereia, bailarina das águas” (além de ser indicado na categoria teatro com “Hotel Fuck – Maionese num dia de calor pode matar”). Com o espetáculo “Fauno”, foi indicado ao Açorianos de Dança em 2012.
As intervenções artísticas, provindas de pesquisa prática e poética, também emergem de outras formas. Entre 2010 e 2013, Fabrízio foi responsável pelo figurino da Parada de Natal do Shopping Iguatemi Porto Alegre e das campanhas de carnaval da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul


Daniel Barcellos
Ator e Bailarino

É bacharel e licenciado em Educação Física pela FEEVALE (2009). Formado no Curso Básico de Dança Clássica da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, Graduação em Dança: Licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS incompleto, atualmente, cursa a Graduação em Teatro: Licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS.
Integrou o espetáculo de dança-teatro “Três Mares”, ganhador de melhor cenografia no Prêmio Açorianos de Teatro em 2009, sob a direção de Marcos Guarani. Participou do Circo Girassol (POA, 2009) com acrobacia aérea em tecido, cuja técnica ensina para crianças e adolescentes no Colégio Sinodal Progresso (Montenegro/RS).

Integrante da CIA. Teatro Novo (POA) no espetáculo “Os Saltimbancos” (2011/2012). Bailarino do grupo de dança-teatro Troupe Xipô, de Montenegro, cujo mais recente trabalho é “Piazzolla Coreografado”, em parceria com a Orquestra de Câmara FUNDARTE e com coreografia de Carlota Albuquerque.

Possui experiência em iluminação cênica com Batista Freire (Empresa Luz Cênica) e é responsável pela criação e operação de luz dos espetáculos “O Balcão” (2011/2) e “Laços de Sangue” (2012/1), ambos integrantes da mostra da graduação em Teatro da UERGS.

Também possui experiência em artes visuais, tendo participado dos seguintes cursos e oficinas: “Introdução à gravura” (2011), “Curso de papel artesanal” (2011), “Confecção de livro de artista” (2012) e “Curso de extensão de fotografia na lata – pinhole” (2013).



João Pedro Decarli
Ator


É ator, performance e malabarista. Cursou diversos cursos teatrais em Novo Hamburgo/RS, iniciando seus trabalhos como ator profissional com Encantos de uma noite de Natal (2006). Graduando em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Como ator das montagens Pedido de Casamento (2008-2012), Perdidos (2009), Mulheres (2010), Jornada (2010). Atuou também em Paixão (2007), Curadores de Urubá (2007), A Florista e o Visitante (2007), O Auto da Barca do Inferno (2007), Navalha da Carne (2008), Romeu e Julieta (2008), Sonho de uma noite de Verão (2009) e Coração Denunciador (2009). Participou da montagem O Rei Cego (2010-2011), junto ao Clã, grupo de teatro.

Recebeu o prêmio de melhor ator pela peça Pedido de Casamento (2008) nos Festivais de Novo Hamburgo/RS e Estância Velha/RS. Participou da remontagem da mesma em 2012, financiada pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura de Canoas).

Atualmente participa da pesquisa de Denisson Beretta Gargione sobre o trabalho de ator perante as máscaras da Commedia Dell’Arte, cujo as ações resultaram no projeto Commedia Dell Lavoro, na qual o trabalho de ator e a pesquisa de “lazzi” desenvolveu trabalhos experimentais para o ambiente corporativo.

Alice Sales
Bailarina



Bailarina e professora graduada em Dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em 2008, bailarina clássica formada pela Escola Ballet Erenita e integrante do grupo profissional de dança desta mesma escola, dirigido por Letícia Parmeggiani. Em 2011 foi integrante do espetáculo "Sereia, Bailarina das águas", projeto da Cia K-OS Cênica financiado pelo FUMPROARTE, que teve indicação ao Prêmio Açorianos de Dança neste mesmo ano por melhor Produção e Ganhou prêmio de melhor figurino. No ano de 2010 foi proponente, bailarina e pesquisadora em Dança do projeto “Pesquisa experimental em Dança” financiado pelo Microcrédito Cultural da Secretaria de Cultura de Canoas.

Alice foi professora de dança na Escola Estadual Marechal Rondon, ministrou oficina de Jazz no Encontro da Arte do grupo Espaço da Arte em Farroupilha em 2010 e em Estrela em 2008, participou do XV Festival de Dança da Escola Estadual Marechal Rondon, ministrou aulas de dança no Instituto Estadual de Educação Dr. Carolos Chagas (Canoas), foi Produtora, coreógrafa e bailarina de Intimidades – Mostra contemporânea de dança FUNDARTE/UERGS. Participou como bailarina da IV Mostra Fundarte de Dança/ I Festival Estadual de Dança em 2008, foi Coreógrafa, bailarina e produtora do espetáculo JAZZ em dois ou três tempos. (Trabalho de conclusão de curso – UERGS), foi Bailarina da coreografia Fotoshop, na FUNDARTE, em Montenegro, e no Teatro de Câmara Túlio Piva, Porto Alegre. Em sua trajetória artística, Alice participou de eventos como a Oficina de Reflexão em Dança – 1º passo de Arte Sul – 2009, II Seminário Nacional de Arte e Educação (2007), Curso de Extensão “Dança/Teatro” realizado na Fundação e Artes de Montenegro/ Fundarte, com Sayonara Pereira (2007), Oficina de Jazz no Bento em Dança (2006 - Bento Gonçalves). Atualmente Alice ministra aulas de dança em escolas de educação infantil e na escola Ballet Erenita, como também segue desenvolvendo suas pesquisas práticas e teóricas no universo da dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário